Português (pt-PT)English (United Kingdom)
Entrada Project
There are no translations available.

Resumo


O projeto pretende promover uma mobilidade mais sustentável nas deslocações casa-escola na cidade de Castelo Branco através do estudo dos atuais padrões de deslocação e das barreiras existentes à mobilidade sustentável. Serão identificadas e apresentadas soluções e recomendações que conduzam à transferência de procura do modo de transporte individual motorizado para os modos suaves e transportes coletivos, bem como ações de formação, informação e sensibilização dirigidas à comunidade escolar. 

O desenvolvimento do projeto assenta numa parceria entre a equipa técnica, o gestor do território, a Câmara Municipal de Castelo Branco, o operador de transportes urbanos, a Rodoviária da Beira Interior, as escolas (docentes, alunos e funcionários), os pais dos alunos, bem como outras entidades interessadas.   

Tanto o diagnóstico como a identificação de propostas e soluções alternativas aos padrões atuais de mobilidade, cujo teste se pretende realizar, são desenvolvidos com base na interação entre todos os parceiros envolvidos, procurando medir, avaliar e realçar os benefícios de cada uma das soluções propostas. 

Este projeto pretende ainda constituir um exemplo de boas práticas que possa ser transposto para contextos urbanos semelhantes, bem como contribuir para a elaboração de um Manual de Boas Práticas no quadro da promoção da mobilidade sustentável e para a elaboração de um Manual de Elaboração de Planos Mobilidade Escola. 

Objetivos


Avaliar os impactes dos atuais padrões de mobilidade nas deslocações casa-escola ao nível da circulação e do tráfego, dos consumos energéticos, das emissões de poluentes e de ruído e das demoras das pessoas;

Avaliar os constrangimentos que se colocam a uma mobilidade mais sustentável nas deslocações casa-escola;

Promover a transferência para os modos suaves e transportes coletivos nas deslocações casa-escola;

Identificar e avaliar soluções alternativas (tempos demoras, impactos na circulação, etc.);

Medir resultados das soluções alternativas (tempos demoras, impactos na circulação, etc.);

Promover a conta da mobilidade nas deslocações casa-escola;

Sensibilizar as famílias para as questões da mobilidade sustentável nas deslocações casa-escola;

Contribuir para a elaboração de um Manual de Boas Práticas de Mobilidade Casa-Escola e de um Manual de Planos de Mobilidade Escola.

 
Parceiros

Entidade Promotora

Entidade Financiadora

Entidades Colaboradoras


  Outros